Contagem Regressiva

sexta-feira, 8 de junho de 2007

Coletânea Cavaleiros do Zodíaco

Pois é, estava navegando pela net como de costume, quando me aparece a grande idéia de entrar na página de Cavaleiros do Zodíaco. Esperava achar uma notícia grandiosa, como a tão esperada conclusão da Saga de Hades, entitulada "Fase Elíseos" (que nem sequer saiu do papel), mas nada a respeito sequer foi balbuciado. Aproveitei a nostalgia do momento para relembrar as diversas fases do anime na TV brasileira. E como eu poderia compartilhar isso com vocês? Pensei, pensei e cheguei a conclusão de que se tem alguma coisa que nos faz lembrar de CDZ naquela época saudosa, com certeza são as músicas! Ou melhor, as aberturas! Então, segue os comentários:

Primeira exibição na TV, Rede Manchete (1994):
- Primeira Abertura (opera-like):


Creio que não foram todos que viram essa abertura, eu mesmo me lembrava apenas da música e só me recordei por completo dessa memória faz uns dias. Essa foi a primeira exibição de CDZ no Brasil. Minha namorada apontou um fato importante: as cenas que passam na abertura (exibida desde o primeiro episódio) foram retiradas do filme 3 (A Batalha de Abel), filme esse que só passaria no Brasil alguns anos depois (foi em 1996, se não me engano), fazendo os espectadores se perguntarem que armaduras eram aquelas e quando aquilo aconteceria. Ou seja: essa abertura foi o MAIOR SPOILER DA HISTÓRIA sobre animes já documentado no Brasil, cobrindo mais de duas temporadas a frente. Segue o baú...

- Segunda abertura (música pop e animada):


Essa já é do tempo de vocês, provavelmente. Foi quando CDZ explodiu no Brasil (alguns meses depois da primeira exibição). Criaram uma versão personalizada pra abertura e, como se tratava de um "desenho" (os diretores de televisão no Brasil sempre tiveram o preconceito de achar que qualquer coisa desenhada e dublada -- leia-se "sem atores" -- é necessariamente DESENHO ANIMADO e deve ser exibido pra crianças de NO MÁXIMO oito anos de idade. Erraram feio quando fizeram isso com Yu-Gi-Oh, e deu na repercussão que deu), acharam que a música "ópera-like" não se adequava a faixa etária proposta pelos supracitados diretores. Tiveram a grande idéia de não fazer apenas UMA música de abertura, muito menos fazer uma para a abertura + uma para o fechamento, mas sim UM K7/LP/CD INTEIRO com músicas em português dos Cavaleiros. Nem preciso dizer o sucesso estrondoso que foi, assim como as mochilas, as máscaras, os kits de aniversário, as espadas (???), os mini-games de tetris e as BALAS ZUNG (a segunda maior guloseima almadiçoada, perdendo apenas pras balas SOFT). Só não falo dos bonecos porque, de tudo isso, era o único produto que fazia jus e divertia tanto quanto a série. Enfim...


Segunda exibição (Cartoon Network, 2003):


Após um longo tempo sem ouvir-se falar de Cavaleiros no Brasil, Os estúdios Álamo compram a licensa do anime, assim como todos os episódios originais (depois de um caso que ocorreu com as matrizes originais da Rede Manchete, fazendo todo o material se perder sabe-se-lá-aonde. Pensando bem, na era do DVD, foi melhor assim.) e começaram a redublar tudo. Resolveram resgatar a abertura original japonesa -- que por um acaso tocava em uma certa parte do VHS do filme 1 -- como base para a "nova" animação e fizeram uma versão brasileira da música original, que fez bastante sucesso, embora a re-exibição do anime não tenha provocado o mesmo impacto que resultou em febre nos anos 90.

Ainda sim, é um anime altamente divertido, com conteúdo enfatizado em valores importantes, os quais muitas vezes somos convidados a esquecer (amizade, fidelidade, perdão, garra, confiança...).


Vídeos Bônus:
Saga de Hades - Fase Santuário


Abertura Original adaptada para exibição no Nordeste (inédito!)


Abertura original (jogo de Playstation 2)


Gostaram? Comentem.

2 comentários:

Anônimo disse...

Moxinho...
Ki complifusão do caramba...

Ufaaa



Nhaa legal...
Pena ki eu não gosto desses negocinhos ai...
xD~


hehehe


Cuide-se!!!

Unknown disse...

ae essa radio ta muito rox vlw ae cara